A formulação de quesitos estratégicos e específicos são de extrema importância no processo, pois quando bem elaborados contribuem para o esclarecimento das dúvidas pertinentes ao caso, auxiliando a decisão do juiz.
O Fisioterapeuta Forense realiza esta tarefa com grande sabedoria, sendo possível o desenvolvimento de quesitos regulares a serem entregues antes da diligência pericial, podendo ser ainda entregues durante o ato pericial e/ou após o mesmo, porém antes da emissão do laudo do perito, estes quesitos são denominados suplementares.
A entrega dos quesitos antes ou durante a diligência, possibilita ao perito judicial responder aos questionamentos já na emissão do laudo pericial, e se mesmo assim houver a necessidade de esclarecimentos mais apropriados, é viável elaborar nova quesitação após laudo pericial, sendo denominado de quesitos complementares.
O objetivo dos quesitos estratégicos é direcionar o olhar do perito para o que favorecerá o periciado e ao processo, se as perguntas forem genéricas não surtirão o efeito esperado.
Não encha o processo com perguntas infundadas ou que não ajudarão a elucidar o caso, pois o juiz poderá considerá-las protelatórias e prejudicar os resultados da ação.
Tenha sempre com a contribuição primordial do Fisioterapeuta Forense na elaboração de quesitos realmente direcionados para cada caso.
Este serviço você, advogado, pode ter a favor do seu cliente! Lembre-se que bons quesitos podem mudar os rumos do processo judicial.
Comments